SOU UNICISTA

SOU UNICISTA

sábado, 10 de março de 2012

Mensagem Bíblica

         
"Sejamos verdadeiras auxiliadoras, Irrepreensíveis na conduta, Incansáveis na luta, Firmes na fé, Vitoriosas por Cristo Jesus." - extraído do final da tese "A Mulher Presbiteriana como Embaixatriz do Reino de Deus", apresentada por D. Maria Pereira Alves, em 1949, no Congresso da Confederação Sinodal Central (com a modificação de "embaixatrizes" para "auxiliadoras").


MENSAGEM BIBLICA  -

COMECE O DIA EM ORAÇÃO - Por Edward M. Bounds

"Os homens que mais fizeram para Deus neste mundo dobravam cedo seus joelhos. 
Aquele que joga fora o início da manhã, sua oportunidade e frescor, perseguindo outras coisas ao invés de buscar a Deus fará pobre progresso no sentido de buscá-lo o resto do dia. 
Se Deus não é o primeiro em nossos pensamentos e esforços pela manhã, Ele estará em último lugar no resto do dia.
 Por trás do levantar cedo e cedo orar está o desejo ardente que nos preme no propósito de buscar a Deus. 
O sono profundo pela manhã é indício de um coração em sono profundo. 
O coração que é tardo em buscar a Deus pela manhã perdeu seu prazer por Deus. 
O coração de Davi ardia por buscar a Deus. Ele tinha fome e sede de Deus, e por isso ele buscou a Deus cedo, antes da luz do dia. A cama e o sono não puderam encarcerar sua alma em sua ânsia por Deus. Cristo almejou comunhão com o Pai; e por isso levantava-se muito antes que fosse dia, e ia ao monte orar. Os discípulos, quando completamente despertos e envergonhados de sua indolência, sabiam onde encontrá-lo. 
Nós poderíamos seguir a lista dos homens que impactaram poderosamente o mundo para Deus, e iríamos encontrá-los buscando-o logo cedo.
Um desejo por Deus que não quebra as cadeias do sono é algo fraco e fará muito pouco por Ele depois que tiver satisfeito completamente a si mesmo. 
O desejo por Deus que mantém a distância tanto o diabo quanto o mundo no início do dia nunca será escravizado. Não é simplesmente o levantar que põe os homens à frente e os faz capitães nas hostes de Deus, mas é o desejo ardente que os instiga e quebra todas as cadeias da auto-indulgência. 
Mas o levantar-se traz alento, aumento, e força ao desejo. Se eles estivessem deitados na cama agradando a si mesmos, o desejo teria se extinguido. 
 desejo é o que os desperta e os faz curvar-se perante Deus, e isto atendendo e agindo em resposta à sua fé; aproximam-se de Deus e seus corações recebem a mais doce e completa revelação dEle; e esta força de fé e abundância de revelação os faz santos por eminência, e o halo de sua santidade
chega a nós, e entramos no gozo de suas conquistas. Nos deleitamos com isto, mas não o executamos. Nós construímos suas tumbas e escrevemos seus epitáfios, mas não cuidamos em seguir seus exemplos. Precisamos de uma geração de pregadores que busque a Deus e o busque cedo, que dê o frescor e o orvalho dos esforços a Deus, e assegure de volta o frescor e a abundância do Seu poder; que Deus possa ser para eles como o orvalho, pleno de alegria e força, através de todo o calor e labor do dia. 
 Nossa preguiça por Deus é nosso lamentável pecado.
Os filhos deste mundo são mais sábios do que nós. Eles estão nisto cedo e tarde. Nós não buscamos a Deus com ardor e diligência. Nenhum homem busca a Deus e não o segue firme, e nenhuma alma que o segue firme não o busca cedo pela manhã.

Edward Bounds McKendree foi preparado para ser advogado,
mas em vez de seguir a carreira jurídica, entrou para o ministério com vinte e poucos anos. Em 1859 ele foi ordenado como pastor da Igreja Metodista Monticello em Missouri. Bounds foi capelão no exército confederado durante a Guerra Civil Americana. Ele foi capturado pelo Exército da União, em Franklin, Tennessee, e mais tarde libertado. Após a sua libertação, ele se esforçou para reconstruir o estado espiritual de Franklin, iniciando sessões semanais de oração. Bounds foi editor adjunto do jornal oficial Metodista, o Advogado Cristão, e é mais conhecido por se inúmeros livros sobre o tema da oração. Como a respiração é uma realidade física para nós, a oração era uma realidade vital para Bounds

Postado por Anderson Queiroz - Igreja Presbiteriana Filadélfia
Fonte: A Pena Afiada



O ATO DO PERDÃO
Presb. Mauro Borges

“De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza.” 2Cor. 2.7

Nos dias atuais nós temos passado por muitas situações que, de alguma forma sempre acabam nos ofendendo. Seja na relação familiar, no trabalho, no lazer ou no trânsito, sempre tem alguém nos tirando a paciência ou ferindo o nosso direito. Será que temos relevado? Ou em um momento de estresse temos revidado?
     Eu fico observando o exemplo de Cristo: mesmo sabendo que os homens que estavam ali no Getsêmani iriam prendê-lo, quando Pedro cortou a orelha de um deles, Ele o curou. Também levou todas as nossas transgressões nos perdoando dos nossos pecados. Será que estamos sendo imitadores de Cristo? Meus amados irmãos, não podemos deixar o ódio tomar conta de nossos sentimentos, pois isso só causa danos a nós mesmo!
       Certa vez conversei com um pastor que falava a respeito do perdão. Dizia que temos que aprender a liberar perdão e que isso é um exercício constante, pois assim começaremos a dominar o nosso sentimento e amolecer os nossos corações. Ele citou um exemplo de uma mulher que estava quase muda devido a uma rouquidão que tinha lhe afligido, por causa de uma decepção com seu cônjuge. Seu esposo havia se envolvido com outra mulher e tinha deixado isso bem claro para ela. Essa mulher, sempre dedicada a sua família e ao seu esposo, não conseguiu enfrentar essa pressão que o ódio e a raiva haviam lhe causado. Veio um serio problema em suas cordas vocais que lhe tirou 99% de sua voz. Passou por vários exames e não era curada. Em conversa com esse pastor ele falou que ela tinha que liberar perdão. Mesmo que no início não fosse de coração, ela teria que começar a exercitar. Passadas algumas semanas o pastor a encontrou ainda rouca, e perguntou se ela estava exercitando o perdão. Ela esbravejou que o tinha feito, mas sua raiva ainda era muito grande. O pastor lhe falou: “Viu como funciona o exercício? Pois só de você tentar ou pensar em perdoar a sua voz já começou a voltar!”.


Quantas vezes temos deixado essa raiva tomar conta de nós? Quantas vezes temos deixado satanás roubar nossa paz ou nossa benção por não sabermos perdoar? Será que temos nos perguntado: se Jesus passasse por isso, o que Ele faria? Quantos irmãos não falam uns com os outros, quantos casais estão sem se comunicar? Queridos, nós temos que aprender a liberar perdão, pois se não perdoarmos, como poderemos orar e amar a Deus? Que tal começarmos a exercitar o ato do perdão? boletim IPBVP 03/09/2012



Níneve ou nada
E Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande; demorava-se três dias para percorrê-la." (Jonas 3:3)
Quando Deus disse a Jonas para ir pregar em Nínive ele pegou um navio que ia na direção oposta. Mas enquanto Jonas fugia de Deus, ele estava em um estado de total "miséria espiritual". E quando ele então foi engolido por um enorme peixe, lembrou de Deus (ver Jonas 2:7). Jonas sabia que precisava se voltar a Deus para fazer aquilo que Ele havia lhe ordenado.
Eu amo o que acontece em seguida: "A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem: 'Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu vou dar a você.'" (Jonas 3:1-2). Observe as palavras: "pela segunda vez". O que Deus mandou Jonas fazer? Voltar a Nínive. Do que Jonas fugia? De Nínive. E quando Jonas se acertou com Deus, onde ele foi parar? Em Nínive. Era Nínive ou nada.

Cada um de nós, enquanto cristãos, podemos ter que enfrentar uma "Nínive" em nossas vidas. Pode haver um momento em que não gostaremos de algo na Bíblia. Deus pode nos direcionar de alguma forma que acabemos dizendo: "Não quero mesmo fazer isso que o Senhor quer que eu faça." Isso, de uma certa forma, é a nossa Nínive.

Quando Jonas obedeceu a ordem do Senhor, o povo de Nínive voltou-se para Deus. Eles creram em Deus, abandonando seus maus caminhos, e Deus os perdoou. Assim como você, eu também recebi as ordens de Jesus Cristo, que nos disse para ir ao mundo e pregar o Evangelho. A simples mensagem do Evangelho é dinâmica e tem um poder extraordinário. Não tenha medo de proclamá-la. Vá até Nínive, e veja como Deus irá agir".
Texto extraído de Devocionais diário - colaboração Marilande Bomfim




“...NÃO É DOS FORTES A VITÓRIA...”


“A olimpíada de 2012 está chegando ao fim. Tivemos a oportunidade de ver o choro de muitos atletas no decorrer desse evento que atraiu bilhões de pessoas em todo o mundo.

Em muitas situações, o choro foi motivado pela conquista suada, exaustiva de um lugar ao podium , pela medalha conquista, quer fosse bronze, prata ou de ouro. Na maioria, destacaram-se co m honra de representar seus países, dedicaram suas vitórias aos familiares e colaboradores, mas em outras o choro foi motivado pela dor, e, pelos duros limites da competição. Muitos derramaram suas lágrimas quando foram eliminados ainda na fase classificatória.

Tínhamos como favoritos, Maurren Maggi, Fabiana Murer, dentre outros. Porque não dizer que Cezar Cielo foi o herói brasileiro nestes últimos quatro anos? Mas..., por milésimos de segundo não conseguiu o tão sonhado ouro olímpico e também chorou, deixando de ser o atleta mais rápido do mundo nos 50m do nado livre. Não obstante serem desconhecidos, dois brasileirinhos conquistaram ouro: no judô feminino Sarah Menezes, e na ginástica artística, Arthur Zanetti.

O que é que estou tentando te mostrar com tudo isto? Na realidade estou dizendo para você que a vida cristão não deixa de ser uma corrida para a vitória (com Cristo e em Cristo) , porque sem Cristo, ninguém chega lá, e só em Cristo conseguimos subir ao pódio. Em Gl 2.2, o apóstolo Paulo, um grande atleta de Cristo, demonstra seu receio de “...correr ou ter corrido em vão”, ao expor o evangelho aos gentios. Em outra situação, Paulo enche o coração do crente de alegria quando registra em II Coríntios 12.10 “...por amor de Cristo. Porque quando sou fraco, então é, que sou forte”.

Em toda e qualquer modalidade da corrida cristão você vai encontrar: normas barreiras, obstáculos difíceis. Mas não desanime, pois em “...Cristo você é mais que vencedor...” Normas te ajudam a ser um atleta mais correto, barreiras servem para exercitar sua inteligência e os limites, para te mostrar que você foi capacitado por aquele que é Mestre em nos ensinar.

Uma olimpíada nos foi proposta para vencermos. Como disse o apóstolo Paulo “por amor de Cristo, como filhos de Deus quando nos sentimos os mais fracos, ali é que somos fortes” e vamos ganhar a medalha de ouro. O Senhor Jesus jamais vai exigir que sejamos os mais fortes fisicamente. Jamais vai exigir que sejamos os maiores em corridas, sejam curtas, médias ou longas maratonas.

Jesus só vai exigir de nós nesta olimpíada da Vida que sejamos fiéis e sinceros e por fim sigamos a dEle. Prossiga para o alvo....”
Pastor Alaôr Alves – Boletim Informativo IPBVP 12/08/2012 



Fé  e Milagres 
Com toda certeza Fé  e Milagres podem acontecer na vida do crente
Talvez não tenhamos noção da dimensão de como podemos ser alcançados os milagres ministrados pelo Senhor Jesus. Por causa dos discípulos, Jesus chora, mas ensina a lição sobre a morte de Lázaro (João 11 1-46) ele demonstra aos discípulos que pode ressuscitar seu amigo dentre os mortos para que os discípulos cheque à fé. O milagre do texto citado não é um motivo casual de fé, ao contrário, é empregado propositalmente par suscitar a fé dos discípulos.
Creio que Jesus nos provoca em determinadas situações para mexer com nossa fé e em seguida produzir o milagre. A fé nasce no encontro com Jesus, que revela nos milagres o seu poder. A fé em Deus e a fé em Jesus Cristo são idênticas, porque Jesus Cristo é o filho de Deus.
Precisamos conhecer realmente o Senhor Jesus, porque conhecer e ver são elementos estruturais da fé: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conhecereis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto” João 14.7. Jesus diz de si mesmo: “Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas, e minhas ovelhas me conhecem” João 10.14.
Vamos crer e exercitar a nossa fé, que certamente faz parte da salvação. Jesus nos convida a acreditar nos milagres que ainda na conhecemos e prová-los. Paulo expressa em Romanos 12. 3c “Segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. A idéia seria a de que Deus dá a diferentes Cristãos uma porção variável de fé, por ser ela uma dádiva divina.
Que Deus te abençoe.
Texto do Presbítero Rinaldo Susarte - Boletim informtivo, 08/07/2012



De volta ao passado, matéria publicada no boletim do dia 25/01/2011

Felizes são aqueles que sonham, ainda mais quando sonham os sonhos do Senhor!

Quando a mão do Senhor está sobre algo ou alguém, é certeza de sucesso. Há muito podemos ver que Deus tem abençoado mais e mais os nossos pastores e cada membro da nossa querida igreja, desde o mais novo até o mais vivido. Recentemente, com a formação do nosso conselho e a escolha dos diáconos, podemos ver a continuação dessas bênçãos derramadas sobre todos os nossos oficiais.
Em julho de 2003, alguns de nós acompanharam a fundação de uma igreja que serve ao reino dos céus. Como concretização dessa vitória, tivemos a felicidade de vivenciar a organização dessa igreja: desde julho deste ano, 2009, somos a Igreja Presbiteriana do Brasil em Vicente Pires. Como as misericórdias do nosso bondoso Deus são infinitas!
Não bastassem tantas alegrias, tantos sonhos realizados, no último domingo, dia 25 de outubro de 2010, presenciamos mais um momento de significativa satisfação. Após a abertura da Escola Dominical, o pastor Alaôr nos trouxe uma palavra sobre a importância e o significado do “templo”. Deus não habita em tendas, em construções de concreto, e sim dentro de nós. Somos templo do Espírito, e isso é bíblico. Mas esse mesmo Deus se regozija com o culto que a Ele prestamos, e para isso precisamos de um espaço físico para nos reunir, junto do Senhor. Ele se faz presente onde nos reunimos, e isso é mais um motivo de verdadeiro júbilo. Foi uma bela e significativa mensagem. Enquanto isso, as crianças, em suas classes, cantaram canções para Jesus e produziram desenhos sobre o significativo evento que estávamos vivenciando.
Mas não parou por aí não: era apenas o início do momento de contentamento na presença do Senhor: participamos do lançamento da Pedra Fundamental do novo templo que está em construção. Todos nós. Lá, as crianças colocaram seus desenhos, e os membros da igreja depositaram pedidos de oração e mensagens diversas. Também foi colocada ali uma cópia da primeira ata de reunião e o histórico da nossa Igreja, uma cópia da primeira ata do Conselho, uma lista com o nome dos presentes no evento, e um exemplar do Correio Braziliense do dia. Como não poderia deixar de ser, dentre tantas coisas, estava uma Bíblia, bem no topo da urna. Que momento de satisfação! Podemos ver a palavra de Deus se cumprindo a cada dia nas nossas vidas. É muito motivo para agradecer!
Continuemos a orar, irmão, para que o sonho do novo templo se concretize, e assim possamos continuar adorando nosso Deus mais e mais, hoje e sempre!


Luciana Rangel

O propósito do sonho

o caminho do sonho te leva a um propósito maior

"Pois lhe disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam perante o meu."  Gênesis 37: 6-7
o caminho do sonho é o caminho do propósito. È o momento em que você descobre seu grande projeto de vida, a razão de ser como pessoa ativa funcional e transformadora nesta terra. Ao descobrir o sonho, você entende o projeto de vida que Deus não só para você realizar, mas também para você se realizar omo agente produtivo e transformador. È o momento da descoberta, a revelação, o início do caminho, o começo da estrada de conquista que Deus tem para você.
o caminho do sonho acontece quando de repente você descobre que não é apenas mais um na multidão, que a sua vida tem sentido e que seu futuro tem esperança.  É o momento que você entende que sua vida foi formatada pra uma missão com significado maior e mais profundo tanto para a sua história quanto para a história do mundo.
o caminho do sonho é um momento que se abre para uma nova visão de vida, quando você consegue ver de forma nítida o seu rumo e começa uma caminhada de êxito, um momento de alegria presente, por uma promessa gloriosa de futuro.
Extraído do livro: "O caminho do sonho", do Pr. Maurílio Luena, Enviado ao Boletim Informativo da IPBVP, em 20/05/2012, pelo Pastor Alaôr Alves da Silva


Mãos Vazias

"Dipõe-te e resplandece, porque vem a tua luz e a Glória do Senhor nasce sobre ti!" Isaias 60.1 
"Uma frase tem me incomodado muito nos últimos dias: "o que apresentarei diante do Senhor?"
Eu tive o privilégio de nascer num lar cristão onde ouvia e vivia a Palavra de Deus o tempo todo, e sempre tive uma vida ativa dentro da Igreja. Na infância eu fazia parte da antiga Liga Juvenil, que hoje é chamada de UCP (ainda me lembro dos doces momentos da nossa saudosa irmã Valdira Cardoso, cunhada do Rev. Benon). Depois passei pelos adolescentes onde ocupei vários cargos e logo em seguida pela UMP, onde também atinha uma vida ativa, ocupando vários cargos.
O que mais me chama atenção é que nunca fui do tipo crente domingueiro e nem acomodado, daqueles que ficam esperando "alguém fazer". Durante o período da minha adolescência e mocidade além das minhas ocupações das sociedades, ainda tinha tempo para o coral, no qual tive o prazer de ficar durantes 23 anos da minha vida, louvando o nosso Senhor e também fui diácono na Segunda Igreja.
Não tenho aqui a pretensão alguma de me enaltecer das coisas já realizadas, mas sim chamar atenção dos amados, irmãos no sentido de que, coma todas essas atividades que eu realizava, eu ainda estudava, trabalhava, mas nunca me faltou tempo para o trabalho do Senhor.
Essa palavra tem me incomodado muito, pois "O que tenho feito para o Senhor". Hoje, já homem formado, tenho me disposto a fazer algo para a obra? quando mais jovem ficava a pensar como seria minha vida na igreja quando fosse homem maduro. Pensando muito nisso percebo que, o que eu imaginava que seria, eu não sou, pois motivos para dar desculpas não faltam. Quando vejo o quanto já me dispus para o Senhor, vejo que hoje faço praticamente nada! Se Deus me chamasse hoje, o que apresentaria diante dele?
Hoje eu apresentaria minhas mães vazias, mãos que um dia estiveram cheias, mas com o passar do tempo foram se esvaziando. mãos que quando novas não paravam de pelejar pelo Senhor. Voz que Deus me deu que nunca deixou de louvar e que hoje está calada. Queridos irmãos, quando Deus me incomodou para formar a nossa UPH, é porque eu estava ficando muito tempo sentado no sofá, cheio de desculpas. Será que isso também não é a realidade de muitos?
Meu irmão, o que você tem em suas mãos para apresentar a Deus hoje? eu sempre escutei que seria a igreja do futuro e esse momento chegou. No domingo passado, o pastor que visitava nossa igreja falou uma frase ue me fez pensar muito em relação ao que queremos deixar no nosso leado: "Jacó cavou um poço e até hoje esse poço permanece em Israel, matando a sede dos que passam por ali!
E você, meu amado irmão, o que você vai deixar?
(Colaboração do Presb. Mauro Borges, no Informativo IPVP 13/05/2012 - Negrito nosso)


A Torre de Babel

A história da construção da Torre de Babel está registrada em Gênesis 11.1-9. Ela é chamada de 
Babel “porque ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra e dali o Senhor os dispersou por toda a 

superfície dela.” (Gn 11.9).

Antes da construção da torre de Babel “em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só 
maneira de falar.” (Gn 11.1). Não havia, até a sua construção, barreira de linguagem na humanidade. 


Talvez  a construção da torre  não seria um problema  se fosse apenas uma obra de engenharia, 
todavia, não foi essa a intenção da humanidade. O orgulho, que esteve presente na queda do homem no 
Jardim do Éden, também esteve na torre de Babel. A serpente, no Éden, insinuou que Adão e Eva poderiam 
ser como Deus, conhecedores do bem e do mal, se comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem 
e do mal. 

A serpente disse à mulher: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão  
os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gn 3.5,6). O orgulho, na torre de Babel é  


percebido quando os homens disseram: “Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope 

chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a 
terra.” (Gn 11.4). 

A desobediência também esteve presente nos dois casos. No Éden, Deus disse ao homem: “E o 
Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do  
conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dele comeres, certamente morrerás.” 
(Gn 2.16,17). Porém, a serpente disse à mulher: “É certo que não morrereis.” (Gn 3.4).
O relato bíblico  r
evela como o homem e a mulher desobedeceram a Deus, quando “Vendo a mulher que a árvore era boa 
para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu 
e deu também ao marido, e ele comeu.” (Gn 3.6). E, assim, o pecado entrou na história da humanidade. 

construção da torre de Babel foi um ato intencional de desobediência a Deus, que disse ao homem, quando 


o criou: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a.” (Gn 1.28). Deus disse ao homem 

“enchei a terra”, mas o homem disse “para que não sejamos espalhados por toda a terra.” 

Orgulho e desobediência são pecados que têm acompanhado a humanidade em toda a sua história, 
desde a entrada do pecado no mundo. Um pecado não é mais grave que o outro, todavia, ambos trouxeram 
consequências  temporais e eternas para o homem. A desobediência tornou o homem pecador: “Porque, 
como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos  se tornaram justos.” (Rm 5.19) e o orgulho precede a ruína. “A soberba 
precede a ruína, e a altivez de espírito, a queda.” (Pv 16.18). As consequências temporais, no caso da torre 
de Babel podem ser a confusão na linguagem, pois um não entendia o outro (Gn 11.7), o fato dos homens 
serem dispersos pela superfície da terra por não haver entre eles entendimento na comunicação (Gn 11.8) e 
uma obra inacabada ((Gn 11.8). Uma consequência, de natureza eterna, é a rebelião causada pelo pecado 
da desobediência a Deus. “Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em 
que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que 
a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e 
culto a ídolos do lar.” (1Sm 15.22,23).

O trabalho da construção da torre foi coletivo. “Edifiquemos para nós uma cidade” “tornemos o 
nosso nome célebre para que não sejamos espalhados por toda a face da terra.” Isso deve chamar a 
atenção, pois não foi esforço de uma só pessoa, mas de uma sociedade toda que, até então, morava numa 

mesma região e falava uma só língua. Essa atitude revela o egoísmo por parte da sociedade, no desejo de 

perpetuar o nome para as gerações futuras.

As consequências para aquela geração são lições para nós: estabeleceu o caos, pois foram 
obrigados a se espalharem, a torre não foi construída e o nome não foi perpetuado. 


O desejo de construir  torres de babel continua presente no coração do ser humano, bem como 
orgulho e a desobediência a Deus e à Sua Palavra. 



O ser humano não vive numa só região, pois está  
espalhado em todos os cantos do mundo; todavia, a dificuldade de comunicação permanece. 

Mas, o que dizer da torre de babel no meio evangélico? Parece que vivemos nos tempos em que 
“cada qual fazia o que achava mais reto” (Jz 17.6; 21.25). Uns querendo perpetuar o nome, outros 
centralizando toda a atenção e, com isso, aumentando mais ainda o caos evangélico. E as consequências 
são desastrosas, pois a obediência a Deus e à Sua Palavra simplesmente é negligenciada. 


A desobediência de um homem, Adão, introduziu o pecado na história da humanidade; o orgulho da 
humanidade, visto no propósito da construção da  torre de Babel, trouxe caos na comunicação entre os 
homens. 


O que sobrou da torre de Babel?
Medite nas palavras de Davi, quando disse: “Também da soberba livra o teu servo, que ela não me 
domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.” (Sl 19.13).
                       Rev. José Paulo Brocco - Primeira Igreja Presb. Conservadora de SP


Add caption
                           FÉ é saber esperar 

“Pois vocês sabem que a sua fé, depois de ter sido colocada à prova e confirmada, produz perseverança.”(Tiago 1:3)

Acredito que estamos vivendo um momento no cristianismo onde há muita mistura e isso tem trazido muita confusão e falsos ensinamentos em nosso meio. Uma das áreas mais afetadas tem sido a área da fé. A maioria dos cristãos de hoje não sabem o verdadeiro significado da fé, pois cada dia mais ela tem se tornado a “varinha de condão” ou o patuá dos crentes. Não tenho a pretensão de esgotar o assunto neste texto, mas somente trazer um pouco de reflexão.

Devido ao afastamento da verdade bíblica, as pessoas só reconhecem fé nos acontecimentos instantâneos, quando na verdade um dos frutos da fé é a perseverança.
Os falsos ensinamentos estão dizendo às pessoas que a fé verdadeira faz com que tudo seja imediato, aconteça em um piscar de olhos. Não estou dizendo que as coisas não podem acontecer instantaneamente, eu sei que podem, pois já vi e já vivi isto, mas nem tudo na fé é dessa forma. Afinal de contas, o que a história de Noé, Abraão e Sara, Moisés e outros heróis da fé nos ensinam? Qual foi o exemplo que eles deixaram?



Existem momentos na vida do cristão em que ele precisa romper em fé. São aqueles momentos em que sabemos que cremos, mas haverá uma prova da fé. Quer provação maior para a fé do que a espera ou o tempo? Nosso desafio muitas vezes não é o crer, mas o permanecer crendo. É fazer do momento de fé uma caminhada de fé.

Um homem ou uma mulher de fé são distinguidos dos outros por sua perseverança. 
Quem não sabe esperar, não sabe crer.
Se essa verdade fosse mais ensinada, veríamos menos pessoas abrindo mão de promessas de Deus só porque está demorando. Deus nunca demora, Ele sempre faz na hora certa. Mas nós sempre estamos apressados demais, não temos esse tempo todo para esperar Deus fazer, queremos tudo agora.

Quanto mais nos afastamos da verdade bíblica, menos mudança verdadeira viveremos. Quanto mais longe dos princípios da bíblia, mais longe do alvo de Deus que são as pessoas e mais focado em coisas passageiras.
Acredito que Deus muitas vezes usa tempo para não perder a pessoa. Deus sabe quais serão as consequências na nossa vida se recebermos coisas no tempo errado. Ele sabe como somoexperts em nos perder com coisas pequenas, nos afastar dEle por coisas insignificantes e nos apegar a coisas que não tem valor.



O versículo seguinte diz “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e completos, sem faltar nada.” (Tiago 1:4) A perseverança nos tornam completos, maduros, plenos. Vamos aprender o valor da perseverança! Acredito que Deus não vai perder uma oportunidade de nos fazer amadurecer só porque estamos com pressa.

Não deixe de acreditar só porque você tem que esperar. 
A fé verdadeira vai trazer força para que você continue firme. 
A Bíblia nos encoraja a não rejeitarmos a nossa confiança, a nossa fé, pois ela tem um grande galardão. Há uma recompensa esperando pelos perseverantes, por aqueles que têm a verdadeira fé. Não queira trocar a recompensa da fé pela consequência da pressa. A pressa só trará futura confusão, enquanto a fé trará um eterno peso de glória.  
Fonte: Leo Capochim



   FALANDO COM DEUS

"Ó Deus! modifica o meu coração e a minha mente
para que eu possa ser feliz, preencher-me de mais paz
e entender as pessoas a partir do que dizem, pelo olhos, timbres de voz,
gestos e expressões, indo ao fundo de suas almas,
compreendendo os seus anseios e necessidades.
Faze-me Senhor, superar minhas deficiências e rancores
e os tratar com delicadeza e bondade, sendo para eles a alma amiga
e protetora.
Com relação a mim, dá a força para me considerar melhor,
ver-me com qualidades, vontade de paz e sucesso,
sem me queixar de nada.
Obrigado, oh! Deus, pois que és o meu Criador".






POR UM INSTANTE...


"Quantas vezes você já se permitiu que Deus orientasse sua vida?
Quantas vezes você já se permitiu dizer não a algo que deveria dizer sim?
Quantas vezes você já se permitiu dizer sim a coisas importantes?
Quantas vezes você já se permitiu dizer, vai dar tudo certo?
Quantas vezes você já se permitiu dizer, não vai dar nada certo?
Quantas vezes você já se permitiu dizer, não acredito é mais nada?
Quantas vezes você já se permitiu dizer, tenho fé que esse pedido será aprovado?
Quantas vezes você já se permitiu que os pensamentos negativos fugissem de sua mente?
Quantas vezes você já se permitiu que os pensamentos positivos invadissem sua mente?

A maioria da humanidade não tem crença libertadora das coisas ruim para sua existência. Se observarmos dentro de nossa casa, o que mais ouvimos é:
Gostaria de desenvolver um trabalho social, mas estou muito velha;
Gostaria de fazer exercícios físicos, mas estou com preguiça;
Gostaria de abrir meu próprio negócio, mas não tenho dinheiro;
Gostaria de ter um corpo esbelto, mas minha na família tem gente muito gorda;
Gostaria de ... mas... e assim sucessivamente.
Nossa mente não deixa que Deus cumpra Sua vontade para o bem de nossa vida. Ele nos criou para vivermos bem. Ele bate em nosso coração e nós simplesmente usamos nossa mente para ignoramos Sua mensagem de ajuda e apoio irrestrito. Nós usamos nossos próprios argumentos para fazer a nossa vontade.

Deus requer de nós uma mente purificada, um coração limpo e um ser livre das poluições do mundo do pecado. Deus requer de nós, uma aproximação total dEle. Assim como os pais protegem seus filhos, Deus faz o mesmo conosco, mas precisamos dizer a Ele que estamos necessitado, que estamos carentes do seu amor, que queremos incessantemente seu perdão e que buscamos sem cessar, Sua resposta positiva, abençoadora e fiel.

Se colocarmos nossas vidas nas mãos do Senhor, Ele é fiel e justo pra nos atender e fazer sua vontade para o nosso bem estar físico e espiritual".
Colaboração de Dora Trindade.





A  BÍBLIA E O CELULAR

Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular.

E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?
E se déssemos uma olhada nela, várias, vezes ao dia?
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório ...?
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
E se a déssemos de presente as crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?

Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal.
Ela “pega” em qualquer lugar.
Não é preciso se preocupar com falta de crédito, porque Jesus
já pagou a conta e os créditos não tem fim.
E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” Isaías 55:6.

• • • Telefones de Emergência:

Quando você estiver triste, ligue João14.
Quando pessoas falarem de você, ligue Salmo 27.
Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51.
Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6:19, 34.
Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91.
Quando Deus parecer distante, ligue Salmo 63.
Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11.
Quando você estiver solitário e com medo, ligue Salmo 23.
Quando você for áspero e crítico. Ligue 1 Corintios 13.
Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3:12-17.
Quando você sentir-se triste e sozinho, ligue Romanos 8:31-39.
Quando você quiser paz e descanso, ligue Mateus 11:25-30.
Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue Salmo 90.
Anote em sua agenda um desses telefones, pode ser importante a qualquer momento em sua vida! Não negligencie na leitura e meditação diária da Bíblia, aprofunde-se no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Leia com muita atenção os Salmos 23, 24, 25 e 121. Aleluia! Amém!



* Texto extraído da Pastoral da Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora - do Boletim Dominical nº164, Ano 04, 10/16/2010, transcrito e adaptado por Rev. Donizete Amado.




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário