SOU UNICISTA

SOU UNICISTA

sábado, 10 de março de 2012

Secretaria de Espiritualidade - SAF - PROJETO ANA

"Não andeis ansiosos pela vossa vida" Mt 6.25
Mulheres que surpreendem buscam o crescimento autêntico.


    D. Rosa e Adriana são as responsáveis pela Secretaria de Espiritualidade da nossa SAF, neste ano de 2012.  Nossa SAF está dando seus primeiros passos, e, neste seu primeiro ano de organização estamos crescendo, em numero de sócias, na extensa programação para ao ano de 2012, e para que tudo seja realizado para Honra e Glória do nosso Deus, a quem prestamos todos os nosso trabalhos, precisamos crescer espiritualmente no conhecimento do Senhor, na Oração  e sermos servas, verdadeiras auxiliadoras que exalam o perfume de Cristo.
Ser "Secretária Espiritual" é a entregar a verdadeira e incondicional tarefa de interceder pelas nossas sócias e toda a nossa Igreja. Orar sem cessar
Deixamos aqui uma parábola a  respeito de uma mulher, viúva, no livro de Lucas 18.1-8;
Essa viúva tinha uma causa na Justiça que não resolvia, na mesma cidade dela morava um juiz que não temia a Deus e nem respeitava ninguém. Essa viúva por diversas vezes procurou ao juiz para que ele a ajudasse, mas ele não se importava nem um pouco com a causa daquela viúva. Ela continuou a insistir até que ele pensou consigo:"Essa viúva está me atormentando há tanto tempo, vou ajudá-la pra que ela ano me aborreça mais. E assim foi. 
Jesus usou esta parábola para ilustrar aos seus discípulos que devemos ORAR SEMPRE. 
Precisamos entender que é Deus que controla o tempo e é Ele que sabe quando e como nos abençoar. Nossas Secretárias de Espiritualidade é para orar por suas e nossas causas, nossas famílias, nossas reuniões, e são escolhidas para orar  sempre, pedir tendo fé, sem se cansar. Se passamos por lutas e somos afrontados é Ele que julgará nossas causas. Ele é o nosso juiz, e diferetemente do juiz da parábola da viúva, Ele se importa em solucionar os problemas.
Ainda no livro de  2. corintios 2.15 temos uma solene declaração: "Nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo".
Como mulheres sabemos exatamente o que fazer para que algo fique perfumado, recorrendo a essências, sachês, sabonetes, fragâncias,.
O que fazer então, para exalar esta fragância de Cristo entre nossas sócias, na nossa Igreja?
Exalamos o perfume de Cristo - andando em seu amor: "Sede pois, imitadores de Deus, como filhos amados, e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a sí mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave" (Ef. 5.1-2)
Exalamos o perfume de Cristo- servindo-o: "em Jesus temo o exemplo ímpar (Ef. 2-17) "Vindo (Jesus) evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto", cumprindo a ordem explícita de Jesus, estaremos transmitindo sua fragância.
Que as orações da nossas Secretárias de Espiritualidade subam como o incesso suave e santo ao trono de Deus e ainda que nossas irmãs, intercessoras de orações exalem o bom perfume de Cristo, derramando com alegria muitas bençãos para todos nós. Amém!



Idéias para a Secretaria de Espiritualidade- 
escolher um dia na semana ou quinzenalmente para reuniões de oração com as mulheres da SAF, este trabalho pode ser escolhido um nome, como por exemplo: 
MOMENTO DE ORAÇÃO, JARDIM DE ORAÇÃO, etc.

Esta secretaria pode providenciar RETIROS espirituais com o propósito de que as sócias se conheçam mais, através do contato compartilhado em alguns dias de convivência, onde, além dos estudos bíblicos ministrados sempre com um tema especifico, possam compartilhar momentos de descontração com brincadeiras saudáveis e com demonstração de talentos das sócias.

È importante darmos largada, programando nosso PRIMEIRO RETIRO DE MULHERES, para que esta experiência com retiro da SAF possa fazer parte do calendário da Igreja.

O retiro também pode ser  organizado anualmente com a presença de toda a igreja.

O  PROJETO ANA, faz parte da secretaria de Espiritualidade, que tem como objetivo as mães orarem por seus filhos,

É importante colocar no Boletim da Igreja um dia escolhido na semana, estabelecido que neste dia, cada mãe tire um tempinho na sua casa, ou aonde quer que esteja e leia um texto bíblico e ore pelo seus filhos de oração,  este projeto tem que ser divulgado mensalmente para que outras mães se filiem ao mesmo propósito de orar pelos filhos que vão chegando na Igreja.


 A SAF da nossa Igreja participa do projeto ANA. O projeto ANA faz parte do tema do quadriênio 2010-2014 e está inserido na Secretaria de Espiritualidade.
As mães de oração da nossa SAF já tem seus filhos adotivos, escolhidos na plenário de julho de 2011. Foi colocado na ultima reunião do Departamento Heroínas da Fé, na casa da nossa irmã Edna,  que a Presidente apresentasse a idéia de as mães serem apresentadas a seus filhos adotivos e os filhos adotivos, caso queriam, escolher uma mãe de oração, estamos aguardando.

estes são alguns dos nossos filhos de oração


segue abaixo, o que representa o Projeto ANA da SAF: 
IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
  CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE SAFs

Quadriênio 2010/2014

"Não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" Gl. 2.20

Oque é o: PROJETO ANA

"Poe este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera". I Sm 1.27

Quais os objetivos do Projeto ANA?

            O principal:

            O Projeto ANA tem por objetivo principal é conscientizar, despertar e estimular as auxiliadoras presbiterianas a orar individual e diariamente por seus filhos de oração (sanguíneos ou adotivos, netos, sobrinhos, irmãos e líderes da Igreja).
 “Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor; levanta a Ele as mãos, pela vida de teus filhinhos...” Lm. 2.19.

            Os específicos:
1.      Perseverar em oração, diariamente, em favor dos filhos (sobrinhos ou netos) convertidos para que glorifiquem a Deus com suas vidas. “Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e será grande a paz de teus filhos” Is. 54.13;
2.      Pedir a conversão dos filhos não crentes ou a restauração dos que estão distantes do Senhor para que integrem a família da Aliança. “Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-os, e exalta-o para sempre.” Sl. 28.9. “Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para a morte pedirá e Deus lhe dará vida, aos que não pecaram para a morte” I Jo. 5.16. 
3.      Suplicar para que os jovens sejam despertados para cumprir o “ide” do Mestre como evangelizadores ou missionários. “Finalmente irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós.” II Ts. 3.1. 
Justificativa 
É evidente a necessidade que temos de orar por nossos filhos.
a) Pelo relacionamento deles com Deus: Ef 3:14-19 ; ITm  3:15 Fl 2:12.13 ;Sl 122:1; Sl  63:1 ;Dt 10:12,13; Tg 4:7-10; Mt 6:33; Sl 119:71.
b) Pelo cultivo das virtudes biblicamente recomendadas: Fp 2:3; Cl 3:23; ITm 4:12; Ef 4:26,31,32; Gl 5:22-23.
c) Pelo relacionamento com seus familiares : Ef.6:1-3;Cl3:20; Ef 4;  Pv 3:11,12.
d) Pela busca de sabedoria divina para a escolha de seus amigos, saber manter bons relacionamentos e fazer boas escolhas quanto a suas carreira por fissionais. Pv 1:10,15 ;Fl 2:4; I Co 6:18-20; Pv 3:7.
Orar  sem cessar é uma ordem que está nas Santas Escrituras. Revestir-se da armadura de Deus conforme Ef 6.10-18 é primordial para que tenhamos uma vida de vitórias em Cristo. Estar nas brechas em oração pedindo pelos nossos filhos, conforme a vontade de Deus, é uma tarefa sublime e que Lhe agrada.
“Esta é a confiança que temos para com ele; que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve I Jo 5:14.  
Como vivenciar o Projeto ANA?
 O Projeto ANA é uma atividade da SAF e deve ser vivenciada dentro das atividades da SAF, em cada momento de reunião seja em: reuniões de departamento, plenária, Círculo, culto de oração da SAF, reuniões de Círculo, Federação, Sinodal e CNSAFs, através do"Momento ANA" de oração pelos filhos. A critério da SAF combinada com o Conselho, poderá ser colocada uma faixa na frente da Igreja convidando as mães da comunidade para orar pelos filhos no culto de oração, visando também utilizar o Projeto ANA como um instrumento de evangelização.
                        Poderão também ser realizadas outras reuniões de "oração mensais ou semanais com a participação das mães de oração e, algumas vezes, dos “filhos de oração”. Para essa reuniões podem (ou devem) ser convidadas outras mães, mesmo mães não crentes quando oraremos por essas e seus filhos – conversão, resolução de problemas. É uma recomendação bíblica orar por todos os homens I Tm 2:1; Jo 17:20; Mt 5:44.
                        A SAF ainda poderá realizar culto de oração com "Momentos ANA", com grupos menores distribuídos nos lares, de acordo com a proximidade geográfica.
                        Há no site da SAF, disponibilizado pela CNSAFs:  logomarca, cartaz, banner, marcadores de Bíblias e folder do Projeto ANA.

Obs.: Adaptado do Projeto original elaborado pela Secretária de Espiritualidade da CNSAFs, quadriênio 2006/2010, a irmã Maria Anecy Calland M. Serra.

2 comentários:

  1. ola paz do senhor sou pr marcos vendrame da cidade de Uberaba Mg...somos da igreja ministerio uberaba em chamas.
    Gostariamos de saber mais sobre o projeto ana....gostariamos de adotar na nossa igreja.se esse projeto so pode ser realizado em outras igrejas que nao sejam do ministerio de vcs...
    meu email.prmarcosvendrame@hotmail.com
    aguardo maiores informações amem.
    fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Sou secretária de espiritualidade e amo esse projeto. Igreja Presbiteriana de Valparaíso de Goiás

    ResponderExcluir