SOU UNICISTA

SOU UNICISTA

sábado, 10 de março de 2012

REGISTRANDO NOSSA HISTÓRIA

Este blog foi criado pela Secretaria de Cultura para podermos inserir todas as atividades da SAF da Igreja Presbiteriana do Brasil em Vicente Pires - DF.

Contamos com a colaboração de todas as irmãs  para que nosso trabalho seja com o único propósito glorificar o nome do Senhor Jesus.








Conheçam a história de nossa SAF 


Cumprindo o "Ide"

"Eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe seus pés e o adoraram, Então, Jesus lhes disse:Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galiléia e lá me verão"Mt 28.9-10)

"As mulheres sempre se destacaram nos trabalhos da Igreja Presbiteriana do Brasil. Ainda em Recife, em 1884, quando a Igreja estava apenas começando, elas já se reuniram para ajudar no trabalho do Senhor".


"A SAF não é uma Sociedade de mulheres idosas, como muitos pensam, mas sim uam Sociedade de Auxiliadoras, formadas por mulheres de todas as idades, que funcionam como alicerce em todos os trabalhos realizados pela Igreja  com sua participação atuante e eficiente".
"O papel fundamental da SAF é:
Unir as mulheres da igreja, irmanando-as no ideal de servir a Cristo e dando-lhes visão ampla do trabalho feminino no âmbito nacional e internacional;
Incentivar o cultivo espiritual, moral, intelectual e social das sócias;
Cooperar coma a Igreja em todas as suas atividades"


E como toda sociedade se constrói com uma história, com a  SAF VICENTE PIRES não podia ser diferente.




Vamos relatar aqui às gerações futuras o que vivemos e aprendemos das irmãs pioneiras de Recife que foram as primeiras Presidentes nos espelhando para começar o nosso primeiro trabalho como SAF da Igreja Presbiteriana de Vicente Pires.

È muito importante deixarmos registrado como tem sido gratificante cada trabalho vivido na nossa SAF.

A primeira reunião com eleição para formalizar a SAF da Igreja Presbiteriana de Vicente Pires - DF, aconteceu no dia 30 de janeiro de 2011, estiveram presentes 17 sócias, das quais 10 (dez) sejam: D. Lili, Shirley, (em construção) e ainda contamos com a presença dos Pastores da Igreja Alaor e Rafael Bitencourt, do Secretário Presbiterial e Vice Presidente da Sinodal Centro-Oeste Lucélia Claudia e Marta Ferreira e Irene Bitencourt , sendo filiadas naquela manhã as sócias: Júnia da Silva Perez Araujo, Clice Soares Cerqueira, Iracilde Fernandes, Marilande Trindade do Bomfim, Adriana Cerqueira Susart, Oneida Batista de Matos Gonçalves, Josenilda, Renata, Daniela Leonel, Tatiana, Maria Altamria, Maria Aparecida Borges, Mariluza Vieira e Grecilene Fernandes.

Estas irmãs, Diretoria pioneira da nossa SAF  juntamente com nossas sócias tem passado desde janeiro de 2011, horas da tarde, e, em algumas programações, às vezes o dia inteiro, noutras, à noite, mas todo o tempo que se desprenderam de seus lares, estiveram aqui na Igreja, nas reuniões da Federação ou nas reuniões dos lares falando do amor de Cristo, sendo Mensageiras do Evangelho, cumprindo o "Ide", como verdadeiras e incansáveis "auxiliadoras".


A Diretoria no ano de 2011  foi formada 

pelas  irmãs: 


Presidente: Júnia da Silva Perez Araújo
Vice: Oneida Batista de Matos Gonçalves
1° Secreataria: Adriana Cerqueira Susarte
2° Secretaria: Iracilde Fernandes da Silva
Tes: Clice Soares de Cerqueira

Conselheiro: Presbítero Josias
Os pastores Rafael Bitencourt (e) e Alaôr Alves (d)




E aí está a  foto da nossa primeira Diretoria e das 

irmãs que estiveram presentes no dia da eleição, 

juntamente com a Vice Presidente do centro-Oeste 

Edicélia Claudia 







Em sua primeira plenária após a eleição e posse da Diretoria, acordaram uma mensalidade de R$ 10,00 (dez reais) que fosse pagas nas reuniões departamentais mensais.
Foram escolhidas as primeiras relatoras da SAF VICENTE PIRES, sendo elas D. Rosa e Maria Aparecida Borges,  sendo que seriam dois departamentos e que os nomes dos departamentos seriam escolhidos na primeira reunião departamental 

A nossa Presidente Júnia se desdobrou, além dos trabalhos da Igreja, de dona de casa, trabalhar fora, cuidar do pequeno Samuel que conta com apenas com 3 anos de idade, a Júnia também engravidou no ano de 2011, e compartilhamos a alegria da nossa Presidente com a chegada da Ana Júlia, aonde aconteceu um gostoso chá-de fraldas aqui na Igreja.




O ano de 2011 foi um ano de muitos cordeirinhos na nossa Igreja, não deixem de visitar as fotos bem abaixo. 

NOSSAS PRIMEIRAS RELATORAS

D. Rosa, irmã pioneira da nossa Igreja foi escolhida como relatora pelo Departamento Heroínas da Fé, apresentando um trabalho dinâmico com as reuniões cheias de criatividade.... (fotos anexo) 


A primeira reunião do Departamento Heroínas da Fé aconteceu no dia 20 de março de 2011, às 15 horas, na casa da nossa irmã Maria Altamira  Oliveira, conhecida por nós carinhosamente como D. Lili Oliveira, com a presença de 9 sócias, quais sejam: D.Rosa, D. Lili, Eliane, Iracildes, Marilande, Goreth, Michelli, Oneida, e 04 visitas, sendo uma deles o pastor Noemio de Oliveira. Nesta tarde, foi escolhido o nome do Departamento chegando ao acordo que seria Heroínas da Fé . Cada irmã levou um pacote de fraldas para serem entregues a nossa irmã Tatiane, e foi um primeiro encontro muito gostoso na presença do Senhor.

O tema da reunião foi baseado na SAF em Revista "De que todo crente precisa para seu crescimento espiritual"


DEPARTAMENTO HEROINAS DA FÉ
D. Rosa, relatora do Departamento Heroínas da Fé nos apresentou os painéis abaixo, sendo que um seria registrado nossa presença, enchendo a cestinha de flores. No outro mural seria registrado o desempenho das nossas tarefas, enchendo a árvore de frutinhas, foi muito interessante a criatividade dela, e no final do ano, deu pra perceber que algumas irmãs foram presentes 100% nas reuniões. Parabéns às irmãs que conseguiram participar de todos estes momentos gratificantes na presença do Senhor.

   





 Maria Aparecida Borges - conhecida carinhosamente tbem como Cida, uma jovem iniciante da SAF  foi contemplada para ser a relatora DO Departamento Débora, sendo este departamento composto pelas sócias: Clice, Adriana, Júnia, Shirley, Eliene Cavalhier, Conceição, Fernanda, Renata, Luciana Rangel, Jackeline e Daniela.
O departamento Débora aonde tambem realizou encontros abençoados com as irmãs que ficaram neste departamento...

 primeira reunião do Departamento Débora, aconteceu no dia ...... em construção
Os dois Departamentos se encontraram duas vezes no ano, num primeiro momento foi quando comemoramos os aniversariantes das sócias do primeiro semestre.

Foi uma festa de muita alegria, com muitos visitantes, sendo responsável pelo evento o departamento Heroínas da Fé, que apresentou um teatro muito alegre...(fotos anexo)....em construção.....

o segundo encontro foi comemorando as aniversariantes sócias do segundo semestre,....em 19/12/2011...em construção (fotos...etc

Grande foi o trabalho das nossas pioneiras em prol da organização da SAF na nossa Igreja,  nos trabalhos executados no decorrer do ano de 2011.
Foram criadas as Secretárias para auxiliar a Presidente na vasta programação em que todas aconteceram com muito brilho, muitas bênçãos tudo para ser glorificado  o nome de Jesus Cristo.
As irmãs, cada uma, desempenharam com muito afinco suas responsabilidades, merecendo nossos aplausos, muitos aplausos....que Deus continue enriquecendo nossas vidas com suas bençãos sem medidas.


SAF 2012

No ano de 2012 a Diretoria da SAF contou com a colaboração das sócias:
Presidente: Oneida Batista de Matos Gonçalves
Vice-Presidente Luciana Rangel
Primeira Secretária - Jackeline
Segunda secretária - Adriana
Tesoureira: Iracildes Fernandes da Silva



A diretoria contou ainda com as secretarias:

Sociabilidade

Cultura

Estatística



No ano de 2012 a Sociedade de mulheres foi dividida em três departamentos, sendo: Departamento Heroínas da Fé, sendo relatora a sócia Goreth e realizou os trabalhos departamentais mensais juntamente com as sócias: Rosa, Marilande, Edna, Oneida, Eliane Oliveira, D. Lili Oliveira, Iracilde, Florenice, o Departamento DEBORA, sendo relatora a sócia Adriana Cerqueira Susarte, contando com a companhia das sócias, Fernanda, Conceição, Júnia, Eliene Cavalhier, e o Departamento ROSA DE SARON teve como relatora Renata, contando com as sócias Luciana Rangel, Aline, 

Em 2012, quando a SAF se dividiu em 03 departamentos queria facilitar a participação das sócias, colocando uma relatora para centralizar no endereço mais próximo da sócia, só que houve pouca participação nas reuniões, e no primeira plenário do ano de 2013 viu necessário formar só dois departamentos, porque consideraram muito pouco a freqüência das sócias, no ano interior, e as reuniões acabavam com um numero pequeno de participantes 

A SAF faz um trabalho de evangelização, aprendizado de proclamação da palavra, porque dá oportunidade a todas as sócias de trazer uma mensagem, uma participação nas suas reuniões departamentais.

Todas essas irmãs, juntamente com as demais sócias e colaboradoras têm realizado excelentes programações tanto para comunhão das irmãs quanto para edificação espiritual das nossas sócias, ensinando artesanatos, fazer sobremesas, apresentarem dinâmicas, trazendo a palavra, entre outros.



SAF 2013

 Para a Diretoria da SAF 2013 aforam eleitas as sócias

Presidente Izabel Moreira
Vice Presidente: Iracildes Fernandes da Silva
Primeira Secretária – Luciana Rangel
Segunda Secretária - Marilande Trindade do Bomfim
Tesoureira – Oneida Batista de Matos Gonçalves

Izabel agregou a nossa SAF trazendo sua experiência da Igreja do Paranoá, da qual ja tinha sido Presidente da SAF, e muito contribuiu para o crescimento ade nossos trabalhos, e neste ano de 2013 foram muitos os almoços beneficentes em prol de nossos missionários que vivem Brasil afora. Além de evangelização na Congregação da Estrutural.

As sócias participaram de apresentações de teatros, homenagearam nossos adolescentes com uma deliciosa noite de pizzas, promoveu chá evangelístico e neste ano nossa sociedade passou a ter dois Departamentos o heroínas da Fé e Roa de Saron.

Em 2013 Izabel Moreira foi eleita nossa Presidente e muito contribuiu para o crescimento da mesma, foram muitos os almoços beneficentes em prol de nossos missionários que vivem Brasil afora.

Ela também junto com a vice Presidente Iracilde fizeram um trabalho de Evangelização na Congregação da Estrutural.

As sócias participaram de apresentações de teatros, homenagearam nossos adolescentes com uma deliciosa noite de pizzas, promoveu chá evangelístico da Primavera e neste ano nossa sociedade passou a ter dois Departamentos o Heroínas da Fé e Rosa de Saron.

Marilande Bomfim foi relatora das sócias do departamento Heroínas da Fé e Cida Borges relatora das sócias do departamento Rosa de Saron.

Realizaram reuniões abençoadas nas casas das sócias, que aconteceram com estudo da palavra, dinâmicas.

No final do ano o Departamento Heroínas da Fé fez uma departamental temática: “Festa dos óculus”, muito legal, as sócias compareceram de óculus coloridos, e ao fim dos trabalhos, apresentaram uma dinâmica bíblica, e fecharam o ano, com muita alegria esperando um ano novo de muitas novas realizações.

 Este departamento desde que começou, com a primeira relatora D. Rosa, faz um mural para registrar presença das sócias, 2013 naõ foi diferente, e a relatora Lande fez uma escadinha demonstrando a presença das sócias de forma divertida. A sócia que teve maior numero de presença levou um brinde.




A SAF durante os dois primeiros anos sentiu falta da integração com as demais sociedades da igreja, porque estas não estavam organizadas, mas em / /2012, foram formadas na nossa Igreja as Sociedades UPA(união Presbiteriana de Adolescentes) e UPH (União Presbiteriana de Homens), sociedades estas que têm sido constante e atuantes junto aos trabalhos liderados pela SAF.

Por todos esses anos de SAF, agradecemos a Deus pelas muitas irmãs dedicadas e fiéis que já passaram, passam e passarão por esta Sociedade, para que a sua continuidade permaneça até a volta do Senhor Jesus.




nossos novos cordeirinhos.....no ano de 2011/2012



FILIPE - filho da Renata e Etore -2011





ANA JÚLIA - filha da Dany (Daniela Leonel)




DAVI - filho de Luciana e Léo - 2011




ANA JÚLIA - filha da Junia e do Pastor Rafael - 2011




SARA - 2011



- neta da Shirley - 2012






GABRIEL - filho de Renata e Ètore - 2012



filha da Michele e Wesley - 2012




   
Somos todos filhos da promessa, busquei entendimento porque este LEMA NA SAF:  
“Sê tu uma bençãõ” e vejam o apanhado:
Claro, somos mulheres guerreiras, que surpreendem, fiéis, perseverantes na fé  e na oração, não que os homens não o seja, mas somos Mulheres - com todo um quê de especial, como esposa, mães, companheiras, donas de casa, incansáveis na luta, com o mesmo propósito, dando exemplos de coragem, amor e submissão ao Senhor.
“Mulher que se coloca à disposição do Senhor e da Obra: Jesus. Assim é que nos encontramos  voltadas para este mister – servir. Servindo com a vida e bens morais e sociais... Exercendo na inteireza de nossas potencialidades este ministério completo, o de ser auxiliadora”, e UMA BENÇÃO.
“Ora, o Senhor disse a Abrão [Abraão]: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome. Sê tu uma bênção.” (Gênesis 12.1-2)

Este versículo nos mostra através da vida de Abrão, o que é  ser uma benção e como alcançar isto.
“Nossa obrigação é abençoar, pois temos uma fonte abençoadora inesgotável, que é o senhor Jesus. Ele nos capacita para essa maravilhosa missão.
Quando Deus ordenou a Abraão que ele fosse um abençoador, o próprio Deus proveu subsídios para que ele pudesse abençoar. Verdadeiramente, somos abençoados para abençoar! Sem dúvida alguma, as bençãos que Deus libera sobre nós, sejam elas espirituais ou materiais, não são apenas para o nosso deleite, mas para abençoar também os que necessitam.
A Bíblia diz que o seu povo perece porque lhe falta conhecimento. Precisamos compreender qual o real sentido da nossa vida. Deus nos criou para sermos canais de benção e vitória para outras pessoas. Às vezes pedimos bençãos ao Senhor e não recebemos, porque queremos para o nosso próprio deleite. Deus ama ao que dá com alegria e aquele que abençoa, certamente será ricamente abençoado.

Por isso devemos ser incansáveis, abençoando espiritualmente, nas seguintes formas:

ORANDO – (At 28.8) E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele, e o curou.
SUPORTANDO E PERDOANDO – (Cl 3.13) Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
ACONSELHANDO -(II Tm 2.25) Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.
LEVANDO AS CARGAS – (Gl 6.2) Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”. (do site Mulheres vitoriosas, abençoadas para abençoar).
E você irmã que não está inserida em nenhum de nossos Departamentos, convidamos a estar fazendo parte deste rol de mulheres que surpreendem a cada dia lutando juntas as lutas de cada uma que se torna em uma mesma batalha, onde seremos sempre vitoriosas por Cristo Jesus! Sê tu uma benção!


















2 comentários:

  1. Land, gostei muito, divulgue mais vezes na igreja. Irei colaborar com fotos e algum tipo de mensagem. Ótima iniciativa. Rinaldo Susarte

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rinaldo a divulgação para as irmãs acompanhar nossos trabalhos dar sugestões, enviar mensagens bíblicas para publicar é muito importante, fiquei muito feliz com o BLOG, e só temos 04 dias aqui e já tivemos mais de 160 pessoas que visitaram, isto significa que estamos levando a Obra do Senhor adiante. abraçossssaaa

    ResponderExcluir